terça-feira, 27 de abril de 2010

ATIVIDADES DA SEMANA POLAR INTERNACIONAL EM ERVAL GRANDE, RIO GRANDE DO SUL: TRANSDISCIPLINARIDADE

Prof. Otilia Maria Schneider Costa 
Coordenadora das atividades da Semana Polar Internacional/2009 em Erval Grande, com apoio da  Associação de Pesquisadores Polares em Início de Carreira (APECS) Brasil. Especialista em Interdisciplinariedade. Professora da “Escola Estadual de Ensino Médio Erval Grande” e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Pinhalzinho e Ensino Fundamental Sete de Setembro. Aluna do curso de Graduação em Letras Português e Espanhol da EADCON/UNITINS. 

Em comemoração à Semana Polar Internacional de 2009, com o tema “O que acontece nos Pólos afeta a todos nós”, foram realizadas diversas atividades interdisciplinares com alunos de 4ª a 8ª séries de três escolas do município de Erval Grande, no Rio Grande do Sul (Escola Estadual de Ensino Médio Erval Grande, Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinhalzinho e Escola Municipal de Ensino Fundamental Sete de Setembro). Estas atividades tiveram duração de mais de 90 horas, sendo realizadas nos meses de outubro e novembro de 2009, estendendo-se além da proposta de uma semana. 

As atividades envolveram a apresentação de vídeos com reportagens sobre atividades científicas brasileiras na Antártica, além de fotos e textos informativos. Os alunos foram convidados e exporem suas impressões sobre o tema através de desenhos nas aulas de Educação Artística, de textos nas aulas de Língua Portuguesa e de aulas explanatórias para os colegas nas aulas de Geografia. Os alunos também puderam questionar os professores sobre os temas emergentes na atualidade, como por exemplo, aquecimento global. 

O material utilizado durante as atividades da Semana Polar Internacional, foram cedidos pela Bióloga Erli Schneider Costa, aluna de doutorado em Ecologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Conselho da Associação de Pesquisadores Polares em Início de Carreira (APECS) no Brasil. 

Os alunos demonstraram muito interesse e acima de tudo curiosidade pelo assunto, além de uma extrema preocupação com o futuro do meio ambiente. Eles apontaram ser extremamente importante a conscientização do homem em relação a preservação ambiental e ao cuidado com a natureza. 
Na oportunidade os professores aproveitaram para enfatizar a grande importância das pesquisas realizadas, bem como os benefícios que essas experiências vêm trazendo ao planeta. 

Mais de trezentos alunos, com idades entre 10 e 17 anos, participaram das atividades nas três escolas. Além da minha participação como coordenadora das atividades e professora (Ensino Religioso e Educação Artística) também participaram das atividades as professoras Odete Santim Carminatti (Língua Portuguesa), Adriana Natalina Faé (Geografia), Josiane Vial (Geografia), Enaura M. da Cunha Pereguda (Ensino Fundamental, Currículo por atividade) e Adoraci Munareto Poletto (Geografia). 

Ao fazer uma avaliação sobre os resultados chegamos a conclusão que atingimos os objetivos propostos de divulgação das atividades polares especialmente na Antártica e de despertar o interesse dos alunos neste ambiente que é, ao mesmo tempo tão distante e tão próximo de todos nós. A integração entre as diversas disciplinas também evidenciou que é indispensável que atividades integradas sejam desenvolvidas pelo corpo docente das escolas de maneira a ampliar o debate através de diversos focos oportunizando envolvimento amplo dos alunos e professores.